• contato@analyticsbr.com.br

Dados Abertos – Os 3 melhores sites

Dados Abertos – Os 3 melhores sites

Dados abertos no Governo Federal

Dados Abertos para auxiliar a transparência

Hoje vou falar de um tema que eu particularmente gosto muito e tenho dedicado bastante tempo ultimamente. Dados Abertos no Governo Federal tem sido um assunto constante em meus estudos e conversas.

Na última pesquisa divulgada pela Open Knowledge Foundation (OKFN) em abril de 2017, o Brasil ficou bem posicionado no ranking global de dados abertos, obtendo a oitava posição e assumiu a liderança na América Latina e isso demonstra os esforços nessa direção capitaneados por órgãos muito comprometidos com o assunto.

Já falamos anteriormente sobre o que são dados abertos e como nos ajudam, porém hoje irei dar mais detalhes de onde encontrar os datasets para serem utilizados pelos cidadãos e para isso selecionei os meus três preferidos para compartilhar com vocês na devida ordem de importância.

1 – Portal da Transparência – CGU

Esse é o local onde você irá encontrar o maior conteúdo. Lá temos uma infinidade de datasets para serem baixados, divididos em vários assuntos todos voltados para a administração direta ou o Poder Executivo. Ele é embasado em seis grandes conjuntos de dados que são:

1 – Despesas: contém todas despesas realizadas e os gastos diretos do Governo Federal.

2 – Receitas: dataset com todas as receitas previstas e realizadas pelo Governo Federal.

3 – Convênios: disponibilização de todos os convênios realizados pelo Governo Federal.

4 – CEIS: Cadastro de Empresas Inidôneas e Suspensas. Essas empresas não podem ser contratadas pela administração pública.

5 – Servidores: aqui estão contidas informações sobre a situação dos servidores públicos, inclusive pode-se pesquisar os salários dos funcionários do poder Executivo.

6 – Aprenda mais: nesse local encontramos manuais, glossários e etc.

Se quiser entender melhor e com um maior nível de detalhes o que contém o Portal, acesse esse link e baixe o manual explicativo de cada item.

 

2 – IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Esse é outro local onde o volume de dados disponibilizado é bastante grande e muito bons e está divido em dois grandes grupos chamados de:

1 – Estatísticas: aqui estão os dados referentes ao censo e outras pesquisas estruturais, por exemplo, acesso a internet, posse de celulares, estatísticas socias entre outras.

2 – Geociências: reúne uma série de cartas imagens, imagens aéreas, mapas entre outros. Exemplo, mapas do território, atlas, organização do território e assim por diante.

Se tiver interesse em explorar o restante do site, também irá encontrar muitos outros dados e algumas informações já tratadas para visualizar e baixar.

 

3 – Dados.gov.br – Ministério do Planejamento

Com o objetivo de criar um respositório único de dados abertos, o Governo Federal criou o dados.gov.br, onde preza pela simplicidade na disponibilização dos dados. Basicamente ele é um espaço para qualquer ente publico colocar seus datasets e deixar disponíveis para download.

Tem uma infinidade de órgãos que já disponbilizaram os dados nesse repositório e podem ser explorados por você.

Embora o Brasil esteja bem posicionado na abertura dos dados isso não garante que seja um país que tenha um governo transparente. Outra pesquisa que mede o índice de percepção da corrupção o nosso país conseguiu a 79ª posição no ranking. O que podemos entender é que os dados abertos são a base para um país mais transparente e acredito que estamos indo pelo caminho correto.

Há muitos esforços de instituições e pessoas para que tenhamos um Brasil melhor no quesito transparência e abertura de dados. Espero que todos os cidadãos brasileiros comecem a se engajar nesse assunto e passem a cobrar e acompanhar a administração do nosso país, estado ou município como costumam cobrar os jogadores dos times para os quais torcem.

E você usa quais datasets? Concorda comigo ou tem outras sugestões? Deixe nos comentários abaixo.

Até a próxima!

 

Ivã Cielo

Deixe sua mensagem