• contato@analyticsbr.com.br

SAP BusinessObjects empacotamento de produtos

SAP BusinessObjects empacotamento de produtos

Temos falado bastante nos últimos posts sobre os lançamentos e atualizações de produtos, porém percebo uma grande dificuldade de entendimento das formas de comercialização deles. Hoje irei tentar esclarecer algumas dúvidas sobre métricas e quais são os pacotes do SAP BusinessObjects disponíveis para serem comercializados.

Vamos começar pelos pacotes. Atualmente existem três empacotamentos sendo comercializados atualmente que são:

SAP BusinessObjects Enterprise Standard Edition

Essa modalidade de licenciamento tem foco somente em query reporting somente, ou seja, tem o BI Platform com a parte de mobile, motor de acesso aos dados o Sap Application Data Access, mais os produtos Crystal Reports e o WebIntelligence. A imagem no final do post ilustra como fica o Standard Edition. Esse é o pacote básico para quem está a procura de ferramentas somente de construção de relatórios.

SAP BusinessObjects Enterprise Professional Edition

Esse é o empacotamento intermediário, porém tem uma solução completa que pode ajudar quem está iniciando um novo projeto de BI ou queira modernizar algum existente. Contempla uma solução de ponta a ponta que eu dividiria em 3 partes, assim distribuídas:

Fundação

BI Platform (com mobile), SAP Application Data Access e o Lumira Server para a plataforma de BI. Essa é parte que contém a segurança, faz as conexões com as bases de dados, distribui processamento entre outras coisas.

Middleware

Aqui estão inclusas as ferramentas de modelagem de dados –

Sybase PowerDesigner – produto para modelagem de dados e arquitetura.

Data Integrator – ferramenta de integração de dados ou ETL.

Sybase IQ – banco de dados colunar específico para DW e BI.

 

Front End

Lumira desktop – foco na visualização de dados, user friendly e pode ser utilizada pelo usuário de negócios. Permite conectar a fontes de dados, fazer a preparação dos dados, visualizar/explorar e depois compartilhar em formato de histórias.

Crystal Reports – construção de relatórios pixel perfect. Possui estrutra para gerar resultados em cima de grandes massas de dados, podendo ser bases gerenciais ou transacionais.

WebIntelligence – ferramenta de geração de relatórios drag and drop com arquitetura web, utilizada e integrada sob uma plataforma de BI que consegue processar grandes volumes de dados. Agora com o SP04 está com um visual moderno, leve e muito funcional.

Dashboards – como o próprio nome diz, permite criar dashboards, fazer simulações de cenários, gráficos interativos e pode ser utilizado com dados disponibilizados de maneira off line. O ponto negativo é que ele foi construído sob a tecnologia flash.

Design Studio – produto que permite a criação de dashboards interativos, visualizações mais flexíveis e totalmente responsivas, onde se adaptam facilmente as telas de dispositivos móveis. Deve ser trabalhado pelo time de TI e utilizado por usuários de negócios.

Analysis for Office – com esse produto é possível fazer com que o Excel se conecte nos universos da plataforma BusinessObjects, e assim os usuários poderem fazer uso dos dados consolidados do ambiente de BI para trabalharem suas planilhas ou slides do PowerPoint dinamicamente.

Analysis for Olap – conecta a plataforma de BI da SAP com arquiteturas multidimensionais.

Explorer – desenhado para fazer exploração de dados e self service BI.

 

SAP BusinessObjects Enterprise Premium Edition

Esse é o empacotamento mais top da solução de BI da SAP porque além de conter tudo que há no BO Enterprise Professional, ele inclui ainda mais dois produtos muito bons que são:

Predictive Analytics – essa é a evolução natural do processo analítco, pois enquanto o BI olha pra trás, a análise preditiva olha pra frente e através de modelos estatísticos consegue dar previsibilidade de que eventos possam acontecer no futuro.

Hana Vora – ele amplia as funcionalidades do Spark e do Hadoop fazendo a ponte entre a plataforma analítica da SAP e o mundo Hadoop.

SAP BusinessObjects Edge Edition

O empacotamento EDGE( falando de produtos) possui tudo que o no BO Enterprise Professional tem (BI Platform, mobile, Lumira Server e desktop, PowerDesigner 1 licença, Sybase IQ runtime 8 cores, Data Integrator runtime 8 cores, Crystal, Dashboards, Explorer, WebI, Analysis office e olap e Design Studio), as diferenças ficam basicamente sob o prisma de licenças, a saber:
1 – Os blocos de sessões concorrentes são de 5 CSBL e não 10 CSBL como o Professional;
2 – Só pode ser um single server;
3 – Não podem ter mais que 50 sessões concorrentes, ou seja, 10 blocos de 5 CSBL;
4 – Não podem ter mais do que 100 usuários nomeados;
5 – Usuários nomeados tem todos os produtos dos concorrentes, a diferença é que os nomeados constroem e consomem, os concorrentes só consomem;
6 – Quando falo de runtime é porque o IQ só pode ser acessado pelo BO e o Data Integrator pode acessar qualquer fonte de dados, mas está limitado a carregar somente em uma de sua livre escolha.

 

Licenciamento

Esse é outro tópico que sempre gera discussão, pois a SAP muda constantemente as métricas e formas de licenciamento, mas vamos falar de como é sendo hoje.

São basicamente dois tipos de licenças dividas em Sessões Concorrentes e Usuários Nomeados, onde as sessões concorrentes são para quem irá somente consumir as informações geradas pelos produtos da plataforma e os usuários nomeados são além de consumidores, construtores dos relatórios, dashboards e etc.

Pacotes SAP BI

 

Pontos importantes

  • Apesar de terem vários produtos, eles são totalmente integrados sob a plataforma de BI.
  • A SAP está num movimento forte de simplificação do portfólio e o resultado disso é a junção de produtos que começou com o Lumira 2.0. Ainda virão os produtos de querie reporting e também do Office.
  • Quem tiver interesse de acompanhar o roadmap de produtos, eles estão disponíveis na web. Clique aqui para ver diretamente no site cada produto do seu interesse. O link acima te direcionará para os produtos de analytics.

Bem, espero que essas informações sejam úteis para você, pois não é simples entender tudo isso e eu tive dificuldades para encontrar materiais a respeito na web.

 

Ivã Cielo

2 pensamentos sobre “SAP BusinessObjects empacotamento de produtos

Rodrigo CaparrozPublicado em  3:56 pm - maio 27, 2017

Muito bom Ivã!! Abs

Os comentários estão fechados.

%d blogueiros gostam disto: