Ao longo dessa semana aconteceu em Orlando, FL o maior evento da SAP, o Sapphire e como de costume nele são comunicados os lançamentos e as novidades referentes aos produtos e quem teve bastante destaque foi a plataforma analítica que irá disponibilizar muita coisa legal nos próximos meses.

Conforme prometido em outro post, hoje irei falar um pouco sobre o Lumira 2.0 produto bastante aguardado pelos usuários da plataforma SAP pois ele promete entregar uma experiência melhor para o usuário final. E a impressão inicial é muito boa.

A convergência do Design Studio e do Lumira 1.3x já havia sido anunciada no passado alinhada com a estratégia de simplificação da SAP, onde a junção desses dois produtos talvez represente a maior simplificação da área analítica nesse primeiro momento. Fundir a capacidade de self service do Lumira, com a flexibilidade de construção e gestão de dashboards do Design Studio faz todo sentido, pois assim os usuários de negócios conseguirão responder satisfatoriamente ao dinamismo do mercado e também estarão preparados para a  transformação digital de maneira independente da área de TI, com uma ótima experiência de uso tanto para a TI e usuários avançados, como de negócios.

Estimado para entrar em GA (General Available) em julho de 2017, o produto vem com um único engine, dois clientes desktops batizados de Designer e Discovery e todo consumo dessas informações será via browser.

Segundo Iver Van de Zand que já está usando a versão beta, há inúmeros pontos positivos na nova versão, conforme o vídeo abaixo que ele gravou, mas ele gostaria de destacar dois:

  • Live connection com o BW: o que ocorre no Lumira 2.0 é que ele herda os pontos fortes de cada produto. A limitação do Lumira 1.3x em relação à conectividade live com o SAP BW. Agora é possível o usuário escolher entre uma conexão live (dados permanecem no BW) ou off line. O mesmo se aplica ao SAP Hana.
  • Interoperabilidade: quando você cria uma story board com dados mistos no Discovery é possível enviar para o Designer com um único clique e pode ser disponibilizado num dashboard corporativo. Em outras palavras, usuários de negócios que criam suas visões no que seria o Lumira, podem em alguns cliques, transformar isso num dashboard corporativo (Desig Studio) de uma maneira bastante simples.

A nova versão, continua com a mesma estrutura e lógica, ou seja, com as quatro etapas que todos estão acostumados:

  1. conexão e aquisição;
  2. enriquecimento e preparação;
  3. visualização e criação da story board;
  4. compartilhamento.

Abaixo disponibilizamos um vídeo gravado pelo próprio Iver onde ele dá uma “passeada” pelo Discovery. Eu particularmente gostei muito e espero que vocês também gostem.

 

Live Connection com o BW

Essa funcionalidade é para quem já possui o Sap BW. Agora é possível se conectar facilmente (live) ao BW, tanto com o Discovery, quanto com o Designer, conforme o vídeo de demonstração abaixo. Isso significa dizer que os dados armazenados no BW estão disponíveis para serem usados fazendo data discovery e insights. Também será possível construir um story board com o Discovery e disponbilizar como dashboard corporativo usando o Designer.

 

Interoperabilidade

Se tem algo que a SAP se preocupou muito nesse projeto de unificação foi com a interoperabilidade entre o Designer e o Discovery. A impressão inicial é que conseguiu ter êxito na iniciativa. Abaixo mais um vídeo do Iver Van de Zand que exemplifica como será simples e relativamente fácil trazer uma story board do Discovery para o Designer e transformá-la num dashboard. Realmente muito bom!

Outras funcionalidades

Abaixo mais algumas funcionalidades a serem destacadas, totalmente focadas no Discovery.

  • Tudo que necessita para iniciar a construção de uma exploração, como conexões, documentos locais, fontes de dados e etc, estão numa única tela;
  • enriquecer dados, visualizar uma história e compartilhar, também estão numa tela só;
  • clique com o botão direito está habilitado para todos componentes;
  • filtros em nível de história, de página e de gráfico. Múltiplas condições para filtros;
  • funcionalidade drag and drop de filtros para criação de controles;
  • copiar e colar gráficos para reutilização;
  • melhoria no bookmark.

Bem, acredito que esses são os pontos principais da versão do Lumira 2.0. Agora é aguardar a disponibilização dele para começarmos a utilização. Notadamente está com um visual melhor, mais simples, bem clean e irá proporcionar aos usuários finais uma ótima experiência de uso. Também irá simplificar e facilitar a vida do time de TI, pois o desenvolvimento de dashboards ficou melhor.

Fiquem à vontade para interagir conosco e em breve postarei mais novidades a respeito da plataforma analítica da SAP.