SAP Public Documents

O BusinessObjects Public Documents vem para auxiliar quem trabalha com BI e acaba se deparando com um problema bastante comum, que é a publicação dos relatórios, dashboards ou visões para os usuários e com acesso livre.

No universo de usuários das empresas privadas, fica relativamente simples fazer os cálculos, porém quando partimos para clientes públicos as coisas se complicam bastante, pois o número potencial de usuários das informações é muito difícil de ser dimensionado.

Quando essa necessidade surge, principalmente em relatórios referentes a transparência, os problemas começam a aparecer porque os fabricantes com suas regras por vezes inflexíveis de licenciamento acabam complicando muito o dimensionamento das licenças.

O licenciamento da SAP segue as regras descritas no post anterior e caso queiramos publicar essas informações, eles iriam consumir sessões concorrentes, mas a SAP percebendo a dificuldade dos clientes disponibilizou uma nova métrica de licenciamento chamada Public Documents.

Como o próprio nome diz, o licenciamento é cobrado por documento publicado na internet para um número ilimitado de usuários poderem acessar. A ideia é flexibilizar a publicação para empresas e órgãos públicos que não conseguem ter a visão clara de quantos acessarão porque o público é amplo.

Funcionalidades e restrições:

Então agora irei detalhar um pouco o funcionamento e as restrições desse novo modelo de licenciamento.

  1. Essa métrica de licenciamento foi desenhada para compartilhar documentos na internet para usuários ilimitados. Podem ser documentos criados no Web Intelligence, Crystal Reports, Analysis for OLAP ou Lumira.
  2. Cada documento pode ter mais de um relatório, ou seja, você pode criar um documento com várias abas usando o Web Intelligence que estará compliance.
  3. Esse licenciamento exige a obrigatoriedade de estar totalmente separado e sem a camada de segurança, de onde está rodando o ambiente de produção.
  4. Tecnicamente falando, ele é um usuário nomeado da versão BusinessObjects Enterprise Professional que estará rodando num ambiente separado da produção, sem restrição de acesso e sem a camada de segurança.

Os usuários poderão acessar via portal customizado usando as API´s do BOBJ para chamar os relatórios, onde eles farão login numa sessão do produto e irão suportar usuários ilimitados.

Clicando nesse link você poderá ver um caso prático de acesso utilizando esse modelo de licenciamento, que está sendo utilizado pelo Governo do Canadá. Nele é possível testar e ver se realmente o modelo funciona a contento.

O Public Documents foi a solução que a SAP encontrou para resolver um grande problema dos seus clientes e pode ajudar bastante quem já possui a plataforma. Os custos são viáveis e tecnicamente a solução é robusta. Agora cabe a você avaliar se realmente a solução acaba com seus problemas.