• contato@analyticsbr.com.br

Entendendo IoT – Parte final – Tamanho do mercado

Entendendo IoT – Parte final – Tamanho do mercado

Finalizando a sequência de posts explicando o que é IoT (Internet of Things), vamos falar um pouco do tamanho do mercado estimado, conforme análises de especialistas.

Se você perdeu as partes anteriores dos textos, aqui estão os links para pegar desde o começo, Entendedo IoT parte I e Entendendo IoT parte II.

A idéia desse texto é mostrar um pouco dos números que a tecnologia de IoT irá movimentar nos próximos anos e eu já posso adiantar que são impressionantes. Na verdade eles são proporcionais à importância que essa tecnologia já tem no mundo atual, mas sem dúvidas irá crescer exponencialmente.

Tamanho do mercado – Devices

Quando falamos do tamanho de mercado temos de separar em duas métricas, uma é o número de dispositivos conectados e a outra sem dúvidas é o volume de dinheiro estimado que será movimentado. No infográfico abaixo, conseguimos ver um pouco da dimensão dos dispositivos.

 

Grafico numero devices

Infográfico gentilmente cedido por Postscapes.

Os números realmente impressionam e observem que não estão inclusos os telefones celulares nesses 8 bilhões de devices (dispositivos).

Também é interessante observar o crescimento estimado da base instalada que é algo muito grandioso.

Também é importante ressaltar que IoT estará em todos os lugares inclusive monitorando o nosso próprio corpo. Muitas pessoas já usam gadgets que monitoram o número de passos dados, batimentos cardíacos, qualidade do sono entre outras, isso significa dizer que de alguma forma já estamos usando IoT, mesmo que de maneira tímida.

O que temos praticamente certeza é que IoT veio para ficar e crescer muito ainda.

 

Tamanho do mercado – Impacto nos negócios

 

É bastante óbvio deduzier que os números generosos do volume de devices irá impactar fortemente os valores financeiros. A estimativa feita pela Harbor Research e Postscapes é de que 1 trilhão de dólares será movimentado até 2020.

Conforme o infográfico abaixo, podemos ter uma visão mais clara do que é esperado e qual será a participação de cada setor nesse volume financeiro.

É um bom ponto a ser analisado por você que está entrando no mercado de trabalho de tecnologia ou que já faça parte dele. Tem muita oportunidade surgindo com IoT.

 

Tamanho do mercado de IoT

Infográfico gentilmente cedido por Postscapes

 

Acho que agora ficou bastante claro porque tem tanta gente falando de IoT. Os números não mentem e os benefícios estão bem claros.

Entendo que no Brasil ainda temos um caminho árduo para tornar isso tudo uma realidade, principalmente porque num dos principais pilares dessa tecnologia, a conectividade, nós temos problemas sérios de infraestrutura. Por ser um país continental há muitos lugares que ainda não possuem internet de qualidade e sem ela, não há como seguir adiante.

Num próximo post irei falar um pouco sobre o plano brasileiro para IoT. O governo brasileiro já está trabalhando nisso, com o apoio do BNDES. Talvez os problemas básicos sejam sanados num prazo menor. O certo é que não podemos ficar de fora desse mercado e de alguma maneira temos de superar as dificuldades para conseguir pegar um pedaço do bolo.

Espero que tenha sido útil para vocês essa série de posts. Me esforcei bastante para deixar tudo o mais simples possível, porém sem perder a qualidade da mensagem.

Em breve disponibilizarei para download o infográfico completo que conta a história da Internet das Coisas ou IoT. Ele está com muito mais informações dos posts e acredito que vocês irão gostar.

E para não perder nenhuma informação, inscreva-se na lista de emails e mantenha-se atualizado de tudo que for postado. Também quero encorajá-los a interagirem conosco, mandando suas sugestões, feedbacks e comentários. Eles sempre serão bem vindos. O que será bem vindo também é o compartilhamento do post se você gostou.

Até o próximo.

Ivã Cielo

Deixe sua mensagem

%d blogueiros gostam disto: