IoT – Internet of Things, em resumo, são objetos conectados a internet trocando informações entre si.

IoT internet of Things

Atualmente é praticamente mandatório nos conectarmos a internet. Isso ocorre diariamente. Se dá por vários motivos, seja para trabalhar, lazer ou simplesmente se comunicarem com outras pessoas que estão distantes. Em termos práticos, as pessoas se conectam à internet para fazerem suas tarefas diárias. Digamos que a primeira onda da internet teve foco nas pessoas.

Com os avanços propiciados por essa tecnologia, funcionalidades foram acrescidas e objetos passaram a poder  se conectar a essa rede.

Sendo assim, além das pessoas, objetos também poderão se comunicar, desde que tenham capacidade para tal.

O número de “coisas” se conectando foi aumentando gradativamente, sendo que hoje temos inúmeras já conectadas e as previsões são de que crescerão muito nos próximos anos.

O conceito de IoT – (Internet das Coisas em tradução livre) foi proposto em 1999 por Kevin Ashton no MIT, por conta de pesquisas voltadas para sensores. Atualmente o termo é muito utilizado para falar sobre objetos que se conectam a rede e trocam informações entre si. Esse é o conceito de IoT – Internet of Things.

Aplicabilidade – Impactos no dia a dia

O impacto em nossas vidas já é significativo e  aumentará consideravelmente.

Essas “coisas” coletam dados o tempo todo e transmitem para um repositório. Lá podem ser tratados, transformados em informações valiosas e apoiar a tomada de decisões.

Num futuro próximo várias “coisas” que vemos ao nosso redor, se tornarão “inteligentes”. Por estarem conectadas, gerando, transmitindo dados e recebendo instruções para serem executadas por meio de decisões tomadas automaticamente. Tudo sem interferência humana, graças a essa conexão e aos algoritmos que dão inteligência à elas.

Essa tecnologia abre espaço para inúmeras aplicações no dia a dia. Com ela podemos conectar inúmeros objetos como relógios, telefones, fechaduras, carros, casas e eletrodomésticos. Obviamente a aplicabilidade em escala industrial é enorme e podemos ter muitos benefícios de negócios.

Casos de uso de IoT

Agora citaremos três casos de uso conforme publicado no site da ABINC (Associação Brasileira de Internet das Coisas).

1 – Casas inteligentes: o uso de IoT nas residências já tem se desenvolvido de maneira substancial. Atualmente temos interruptores, lâmpadas, temperatura, eletrodomésticos e fechaduras conectadas a rede e “inteligentes”. O mais interessante é que há a possibilidade de controlar tudo isso pelo seu smartfone.

2 – Saúde: esses são os mais conhecidos das pessoas. São dispositivos que monitoram a frequência cardíaca, quantos passos foram dados durante o dia, qualidade do sono entre outros. Eles também avisam quando é hora de beber água, avisam o seu médico se algo estranho aconteceu e podem monitorar a ingestão de medicamentos. Acredito que nessa área teremos os maiores impactos e melhorará a qualidade de nossas vidas.

3 – Agricultura: além de monitorar o clima (umidade, temperatura e etc.), também é possível conectar as máquinas agrícolas. Há tratores com vários sensores produzindo dados e transmitindo para a nuvem em tempo real. São enviadas informações sobre as taxas de aplicação em plantio, consumo de combustível e pulverização. Com isso é possível melhorar a autonomia, diminuir o custo de manutenção e maximizar os resultados.

Como vimos IoT é algo que já está presente em nossas vidas.

Sua utilização está engatinhando e já temos grandes benefícios. O uso de IoT combinado com machine learning trará mais benfícios ainda. Vamos ficar de olho!

 

Category : IoT